Figurinos e Cenografia
Guarda-Roupa
A SP Televisão tem o maior acervo de guarda-roupa na indústria audiovisual portuguesa, incluindo vestuário de época. A área alocada ao armazenamento de guarda-roupa totaliza 725 m2, entre dois armazéns de suporte e três bases de apoio afetas aos Estúdios 1, 2 e 5, reunindo um total de 65 mil peças em figurinos e acessórios.
O armazém de guarda-roupa contemporânea conta com 200m2 e o de época, que abrange aproximadamente o período de 1960 a 1990, conta com 350m2. Este último tem cerca de 12 mil peças de vestuário, sendo que algumas delas já foram usadas em produções passadas na década de 40. No que diz respeito ao calçado, são aproximadamente 1500 pares de sapatos, desde criança ao número 45.
A SP Televisão dispõe ainda de um espólio de fardas muito diversificado, desde fardamento hospitalar a fardamento militar e de forças de segurança. De salientar é também a coleção de vestidos de noite e de vestidos de noiva, bem como algumas “pérolas” da alfaiataria portuguesa, do qual fazem parte fatos de três peças da Rosa & Teixeira, com mais de 50 anos.
Como complemento ao espólio do guarda-roupa, existe ainda um gabinete de costura, constituído por modistas experientes, que permite à SP Televisão criar de raiz todo o tipo de vestuário e decoração têxtil.
Adereços
A SP Televisão dispõe ainda de um armazém de 1500 m2, com cerca de seis mil peças de adereços, que permitem decorar praticamente todos os ambientes cenográficos, desde hospitais, tribunais, escolas, barbearias, ginásios, entre tantos outros. Deste espólio fazem também parte uma grande diversidade de faqueiros, loiças e livros, bem como peças originais de design, que vão desde as cadeiras Philipe Starck às telas da autoria de diversos autores portugueses. Deste espólio fazem ainda parte várias réplicas, como é o caso da cadeira Barcelona de Mies Van der Rohe, da cadeira DSW Eames, da Diamond chair, da Shell chair de Hans Wegner e da ADICO, sendo esta última uma peça de design português.
Os adereços são essenciais e indispensáveis em qualquer produção televisiva, conferindo realismo ao cenário e, muitas vezes, tendo um papel preponderante na história narrada, já que contribuem para a criação do ambiente visual e do contexto histórico. Como tal, a SP Televisão tem um acervo de adereços que vai desde 1960 até aos dias de hoje. Nas peças mais datadas, há exemplares icónicos de secretárias, eletrodomésticos, gira-discos, e muitos outros adereços.