SP TELEVISÃO: A consolidação de uma marca
Capítulo 2
A SP Televisão consolida-se no mercado nacional como uma produtora de referência, graças aos produtos de ficção para a RTP e SIC, destacando-se novelas para a estação privada que são líderes de audiência, destacando-se Perfeito Coração, Mar Salgado e Espelho d’Água.
Em 2011, como já referido, a novela Laços de Sangue recebe o Emmy Internacional, o que aconteceu pela segunda vez apenas na ficção audiovisual portuguesa.
A ficção da RTP conheceu um período de grande relevo, na qualidade e na resposta do público, com e séries que marcaram a diferença na oferta de ficção do canal público, como Pai à Força, Depois do Adeus e Bem-Vindos a Beirais, que constituíram um assinalável sucesso, assim como Os Nossos Dias, exibida à hora do almoço.
A SP Televisão iniciou coproduções com parceiros internacionais, destacando-se a produção da série Voo Directo, com a produtora angolana Semba, exibida na televisão pública de Angola, TPA e na RTP, e com a televisão brasileira Globo, com o remake da novela Dancin’ Days.
Ao mesmo tempo, a SP Televisão inicia a exportação dos seus projetos. Os primeiros títulos comercializados foram as séries Cidade Despida, Voo Directo e Lua Vermelha.
Atualmente, a SP Televisão tem mais de 120 conteúdos vendidos em 32 países.
A confiança depositada na SP Televisão por dois canais nacionais, um privado e um público, assim como o reconhecimento de produtoras internacionais, que se associam para trabalhos de ficção, são a prova da consolidação da SP Televisão como líder no mercado nacional.