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Entrevista a Bruno Oliveira – Diretor de Produção de FLOR SEM TEMPO

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Entrevista a Bruno Oliveira – Diretor de Produção de FLOR SEM TEMPO

Para assinalar o arranque da nova produção SP Televisão, FLOR SEM TEMPO, iremos apresentar-lhe, ao longo do mês Fevereiro, algumas das caras que trabalham diariamente para o resultado final, desde a autoria, aos produtores e realizadores, passando pelos atores e equipa técnica.

O Bruno nasceu com o sonho de ser futebolista, mas a vida fez-lhe uma finta e acabou por ingressar no mundo do entretenimento. Entretanto, já se passaram 20 anos na área do audiovisual, durante os quais geriu diversos projetos de sucesso, tais como DANCIN’DAYS, SOL DE INVERNO, AMOR MAIOR, TERRA BRAVA e A SERRA.

 

A produção no audiovisual foi sempre um objetivo profissional, ou foi crescendo ao longo da sua experiência neste campo?

Por acaso não, o meu sonho em criança era mesmo ser jogador de futebol, mas acabei por me formar em Marketing e Publicidade. Logo após terminar o meu curso, em 2000, surgiu de imediato uma oportunidade em produção, justamente para um projeto da SIC, a telenovela Ganância. Desde aí que fui somando diversas funções nesta área, comecei como assistente de produção, posteriormente assistente de realização, cheguei a ser planificador e chefe de produção, até assumir o cargo de diretor de produção na SP Televisão, em 2011/2012, de alguns projetos.

 

Quanto tempo demora, em média, a produção de uma novela e quais as principais etapas?

Em média pode demorar entre 10 a 15 meses, dependendo do número de episódios de cada projeto. Existem três etapas fundamentais. A primeira, a da pré-produção, com duração de três meses, é o período decisivo para o arranque do projeto. É nesta fase que se contratam as equipas, se escolhem e contratam os atores, se define o produto em termos conceptuais e se definem décores. A segunda fase, a das gravações, com uma duração de seis a nove meses, o desafio diário é o de cumprir planos com o objetivo de ter os episódios fechados para emissão, sempre com o compromisso de fazer um projeto de e com qualidade. A terceira e última fase, a de pós-produção, apesar de estar incluída ao longo de todo o processo, ainda continua pelo menos cerca de três meses, após o término das gravações. É aquela em que os nossos editores garantem que o produto final vai de encontro aos timings e à qualidade que se pretende, e onde se aperfeiçoam detalhes, apenas possíveis em edição. 

 

Que desafios tem proporcionado a novela FLOR SEM TEMPO?

Neste projeto assinalo dois grandes desafios, sendo que o primeiro foi o facto de termos criado, em estúdio e de raiz, uma rua de tal forma detalhada, em termos de materiais e iluminação, que o espectador em casa quando a vê acredite que se trata de uma rua real. Foi um bom desafio, do qual estamos muito orgulhosos do resultado e do empenho que todos os elementos envolvidos impuseram na implantação da rua, desde a cenografia, à nossa decoradora e à equipa de adereços. O segundo desafio, e este no exterior, comum a vários projetos, é o facto de termos de gravar no inverno. Principalmente este inverno, que tem sido tão rigoroso em termos de precipitação, e que nos leva a ter maior uma maior flexibilidade e a trabalhar de forma que estas dificuldades não “saltem” para o ecrã. Mas, na verdade, temos todas as condições para ultrapassar os vários desafios com os quais nos vamos deparando, uma vez que temos uma equipa e elenco bastante sólidos, compostos por verdadeiros profissionais, seguros e dedicados, para levar até ao espetador aquilo que sabemos fazer melhor, que é contar boas histórias.

SP Televisão / Luís Marinho voltar