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Entrevista a Dora Luís – Figurinista de FLOR SEM TEMPO

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Entrevista a Dora Luís – Figurinista de FLOR SEM TEMPO

A Dora é figurinista há mais de 20 anos. Começou a sua carreira profissional na área da indústria têxtil, mas rapidamente percebeu que a indústria têxtil da televisão ia diretamente ao encontro dos seus interesses. Mas o que faz, em concreto, uma figurinista? A Dora explica-lhe!

 

Fale-nos um pouco do seu percurso profissional.

Comecei por ter formação e trabalhar na área da indústria têxtil, mas depressa percebi que trocaria a indústria têxtil pelo têxtil na indústria da televisão. Quando acabei o curso de modelagem industrial, fazia trabalhos de atelier e guarda-roupa para eventos e publicidade. Daqui, surgiu a oportunidade, há mais de 20 anos para ser assistente de guarda-roupa, numa produção da Endemol, onde dei os primeiros passos na televisão, e, onde, curiosamente, conheci uma boa parte do elenco deste projeto FLOR SEM TEMPO. Passei pela Foco, antiga produtora da RTP e pela Plural, como assistente de guarda-roupa. Quando o convite para integrar a equipa da SP Televisão, como figurinista, logo no seu início, me é lançado, considerei-o um desafio irrecusável, que abraço, até hoje, com muito orgulho, onde penso ter crescido, pessoal e profissionalmente, por ter o privilégio de trabalhar com tantos talentos das mais diversas áreas.

 

O que faz concretamente uma figurinista? Quanto tempo, em média, demora a preparação do seu trabalho para uma novela?

Uma figurinista, neste caso, de uma telenovela, projeta um look para cada personagem, um guarda-roupa coerente com o argumento e a visão artística propostos pela autoria e direção.  Tendo em conta o perfil do personagem, que a autoria define (idade, profissão, estilo de vida, características emocionais…) e após leitura e discussão do projeto (sinopse e primeiros guiões) inicia-se uma fase de pesquisa, que dependendo da natureza do projeto, pode ser mais ou menos longa. Eu diria que, para os projetos que tenho feito ultimamente, 2 ou 3 semanas será o ideal, embora, por defeito, eu esteja sempre a pesquisar para encontrar as melhores ideias e satisfazer estes critérios. Depois de aprovado esse mood board, avança-se para a concretização. Aqui, habitualmente, e como já tenho alguma experiência, entre 2 a 4 semanas serão suficientes. Chega o momento de fazer provas e conversar com os atores, adaptar estilos e visões, seguindo-se os testes de imagem, propriamente ditos, onde comprovamos se estamos na direção certa e quais os ajustes a fazer. E, finalmente, avançamos para as gravações, onde todo este processo se multiplica vezes sem conta, diariamente, porque uma novela tem muitos atores e episódios e precisamos de alimentar estes looks com um guarda-roupa completo, adequado às necessidades que nos vão surgindo com os novos guiões e exigências de planificação.

 

Que novos desafios lhe trouxe a novela FLOR SEM TEMPO?

Cada novo projeto traz o desafio próprio de uma nova história, ambiente, elenco. Traz também o desafio de fazer sempre mais e melhor. É sempre diferente e tem exigências específicas. Há ambientes e elencos que eu conheço melhor, outros que me obrigam a pesquisar mais. No caso de FLOR SEM TEMPO o a novidade para mim foi, sem dúvida, a vela. O nosso coordenador, Jorge Queiroga, é um apaixonado por velejar, o que facilitou muito o processo. A preparação deste projeto, num tempo recorde, obrigou-me, também, a ser mais rápida e a pensar em soluções e métodos de trabalho diferentes e mais criativos. Conto com uma equipa que me ajuda imenso, e com a qual trabalho há alguns anos, na maior parte dos elementos, o que facilita todo o processo e também o torna muito mais divertido! Sem todas estas pessoas, nada disto seria possível.

SP Televisão / Luís Marinho voltar