A construção da imagem de uma personagem
A exigência do telespectador tem vindo a aumentar, em virtude da emissão massiva de projetos de ficção em canais de televisão, ou em plataformas de streaming, e a SP Televisão procura, constantemente, ir ao encontro das expectativas do consumidor, em todos os detalhes na criação dos seus projetos.
A criação das personagens é um dos pontos fundamentais para a autenticidade destas, de forma a torná-las o mais reais possível, com as quais os espetadores se identifiquem de imediato.
Para além da história, uma boa personagem compõe a base de sucesso de uma novela, ou de uma série.
Na novela A Promessa, a criação da imagem das personagens está a cargo da Rita Lameiras, que coordena a equipa de guarda-roupa, e da Nuxa (Ana Araújo), responsável pela equipa de caraterização.
O trabalho da conceção do guarda-roupa está intimamente ligado à da maquilhagem e cabelos, como ambas reconhecem, uma vez que “são o complemento um do outro, para a construção de uma personagem credível.”
Rita Lameiras prepara o seu trabalho em reuniões prévias com o coordenador do projeto, para entender a ideia e a linguagem, seguindo-se a leitura dos episódios para, posteriormente, iniciar o trabalho de pesquisa com os atores para a construção de cada personagem.
Um trabalho quase idêntico ao de Nuxa, que depois avança com a equipa de caracterização (cabeleireiros e maquilhadores) que transformam a imagem de cada ator na sua personagem.
Nuxa reconhece que o trabalho de caracterização é o mais exigente, mais uma vez intimamente ligado ao guarda-roupa.
Envelhecer um ator, ou torná-lo mais jovem, dar-lhe um aspeto de doente, ou de cansado, por exemplo, é um trabalho que exige a participação de outros profissionais e de materiais próprios.
Na conceção do guarda-roupa, Rita Lameiras conta com uma equipa que inclui uma assistente, com quem discute ideias, de um costureiro e de uma chefe de guarda-roupa, que garante a organização do vestuário para cada ator para que “tudo bata certo nos dias de gravação.”
As duas profissionais têm uma carreira de sucesso.
Rita Lameiras estudou design de moda no IADE e iniciou a sua carreira na área na produtora MULTICENA. Trabalhou em dezenas de projetos de ficção, incluindo várias séries de época, “que adora fazer.”
Na SP Televisão, tem trabalhado essencialmente em novelas.
Nuxa fez o curso de Artes, Design e Pintura na ARCO e chega à maquilhagem graças a um trabalho de pintura. Depois de um curso específico na sua área atual, trabalhou em publicidade e está na SP Televisão há 17 anos.
Estas duas áreas são essenciais na produção de qualquer projeto de ficção e estão entregues a duas profissionais que garantem a qualidade que é a marca da SP Televisão.